“Miúdos a Votos – eleição do livro mais fixe!”
Decorreu no dia 12 de março a eleição do “Livro mais fixe”, num verdadeiro espírito democrático. Os alunos do 6º ano participaram ativamente em todo o processo. Escolheram o livro candidato, prepararam a campanha com cartazes e cada grupo gravou o seu podcast, que foi divulgado na comunidade educativa. Os vários grupos fizeram propaganda dos seus livros, num périplo pelas turmas.
Todos os alunos do 2º ciclo vivenciaram o processo eleitoral, nomeadamente os procedimentos e as normas de uma eleição real. Participaram com grande entusiasmo e elevado sentido cívico. Escrutinados os resultados, o livro vencedor foi “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, em 2º lugar ficou “Os Indomáveis F.C.: O Mundo é uma Bola”, de Álvaro de Magalhães e em 3º lugar “O Diário de Anne Frank”, de Anne Frank. Após o período de escrutínio, os dados foram enviados aos responsáveis pela organização do Concurso Nacional Miúdos
O projeto “Miúdos a votos – Quais são os livros mais fixes?” é promovido pela Visão Júnior e pela RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), e envolveu os alunos do 6º ano do AELE, com a colaboração das professoras de Cidadania, em articulação com a Biblioteca.
A avaliação deste projeto é muito positiva, não só porque os alunos aderiram com muito entusiasmo e empenho, mas também porque os objetivos essenciais foram cumpridos, nomeadamente a promoção da leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário